Arte para criança, qual a importância?

Quando somos pequenos parece que o tempo passa em uma velocidade diferente. 

Isso acontece também pelo fato de que a criança sempre está efetivamente envolvida com o que está fazendo, e isso tem uma relação simbiótica com as capacidades artísticas. 

Esses fatores nos despertam a reflexão sobre a importância da arte para criança.

Essa conexão demonstra o potencial do desenvolvimento artístico da criança, mas, além disso, mostra como a arte pode potencializar outros desenvolvimentos comuns a essa fase. 

A arte faz parte da infância, não como uma exigência, mas como algo natural que conduz os impulsos, expressões e percepções. 

Toda vez que a criança é estimulada em seu potencial artístico esse campo se potencializa para todas as outras áreas de desenvolvimento.

A arte é ampla e envolve muitas atividades: pintura, desenho, música, teatro, dança, contação de histórias, leitura. 

Conheça os cursos da Estácio com bolsa de até 50%!

Em cada fase, a arte é manifestada na vida da criança de uma maneira diferente, de acordo com o desenvolvimento cognitivo daquela etapa. 

No entanto, estimular a arte para crianças em todas as fases da infância, será sempre de grande valor.

Os valores que as atividades artísticas agregam às crianças são diversos: estimulam a imaginação, desenvolvem a sensibilidade e a intuição, bem como habilidades cognitivas, entre outras.

Cada fase ou faixa etária está mais inclinada a um tipo de desenvolvimento. 

arte para criança

Arte para Criança de 0 a 4 anos na Pintura

Nessa fase, a noção de espaço e proporcionalidades estará sendo desenvolvida. 

Os desenhos nessa etapa da infância obedecem mais aos aspectos sensoriais, como o tato em materiais. 

Pinturas com as mãos são atividades mais recomendadas para estimular esses aspectos.

Arte para Criança a partir dos 4 anos na pintura

Nessa fase o universo simbólico começa a fazer mais sentido consciente na vida das crianças. 

Cores mais fortes em manifestação de formas abstratas serão recorrentes no início dessa etapa.

Os primeiros rabiscos dos pequenos serão o cerne da escrita. 

As capacidades motoras finas começarão a ser desenvolvidas a partir dessas atividades, e irão se aprimorar paralelamente ao processo de crescimento.

Arte para Criança: Emoção

Independente da fase na qual as crianças estejam, existem características que sempre serão desenvolvidas durante as atividades de arte para criança. A emoção é uma delas.

Para expressar nossas emoções, cantamos, dançamos, brincamos de personagens. Um bebê dança e expressa sua felicidade desde muito cedo.

Por meio das atividades artísticas, as crianças demonstram suas emoções. Esse é um fator importante porque além da arte contribuir para a expressividade de emoções, auxilia também aos pais.

A partir dessas atividades os pais conseguem perceber como seus filhos estão se sentindo pela forma como eles estão se expressando,  e isso ocorre independente da idade.

Arte para Crianças: Criatividade

Que a arte desenvolve a criatividade, todos sabemos. 

Não importa qual seja a atividade artística, esse processo sempre acontece através do suscitar da imaginação e do exercício de enxergar o mundo de forma menos óbvia. 

Fazendo isso, é possível exercitarmos a capacidade de pensarmos fora da caixa e sermos mais criativos nos momentos em que a vida exigir isso de nós, facilitando na busca por alternativas criativas para os nossos problemas e os problemas do mundo.

Incentive e ofereça atividades que envolvam arte para criança em casa. 

Na escola, ela estará vivenciando essas experiências, mas os pais podem aprimorar essas atividades ou oferecer outras diversificadas.

Assim ela entenderá que o espaço de casa também é um local propício para a expressividade artística.

Arte para Criança: Mimésis, sensibilidade e corpo

Quando duas crianças se encontram para brincar de super-herói, o diálogo que antecede a brincadeira é mais ou menos assim: – “Vamos brincar de super-herói?” o colega responde, -”Vamos! Eu sou o Batman. Vrummm…” (e sai dirigindo o batmóvel).

Assim acontece na arte da mimésis na infância. A criança não raciocina para construir um personagem. Ela vive. 

É uma grande brincadeira que abre um campo de possibilidades de se colocar no lugar do outro (alteridade), no corpo, nas ações e capacidade de olhar o mundo a partir de outros olhos.

Na dança, a noção de espacialidade e desenvolvimento motor também estão carregados de sensibilidade e descobertas do mundo.

arte para criança

Arte para Criança: Desenvolvimento

A arte para criança contribui para desenvolvimentos variados: estimula a reflexão sobre a  realidade, contribui ao desenvolvimento cognitivo e psicomotor, permite o contato com o outro, fornece a noção de tempo, espaço e ação, entre outros.

Mesmo que esse desenvolvimento não fique claro no início, durante a vida escolar eles serão manifestados.

Conclusão

Não importa qual seja a atividade de arte para criança que esteja sendo realizada. Estimular seu  filho a uma prática artística vai contribuir sempre para inúmeros fatores. 

Desenvolverá capacidades e habilidades que vão desde a expressividade, até a capacidade de reflexão acerca da realidade. 

A partir dessa reflexão e utilizando a criatividade é possível interagir com o mundo de outras formas.

Contribuindo para a formação de um indivíduo mais sensível, capaz e consciente de si e do mundo.

Written by Painting Brisbane